quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Sempre gostei de coisas diferentes e que dão à imaginação um espaço livre, principalmente na arte. Tanto em artes plásticas quanto em literatura, o Surrealismo representa muito bem esse jeito de se expressar.
O Surrealismo combina o real, o psicológico e o abstrato. Os artistas que o seguem, como Salvador Dalí, René Magritte, Marx Ernst (nas artes plásticas) , André Betron (na literatura) e Luís Buñuel (no cinema), acreditam que a arte se baseia em superar os limites da razão e lógica, e assim ultrapassa as barreiras da consciência, conseguindo chegar a uma representação dos sonhos humanos.
Ou seja, esta nova expressão não se prende à chamada ditadura da razão ou dos valores sociais, como: pátria, família, religião, honra. A contrariedade, o humor e o sonho são fatores que, se utilizados, libertam o homem de sua ideia de existência utilitária.
Outra coisa interessante é que o Surrealismo se baseia na arte automática. É um despejo dos pensamentos e sentimentos do artista no momento, sem restrições. Não pense que isso é fácil de fazer, heh.
Entre outras coisas, aconteceram o Manifesto Surrealista, o FIARI, etc. No Brasil, o Modernismo aderiu traços surrealistas como uma de suas influências.
Uma marca do movimento é a forte presença de exposição de uma verdade psicológica em objetos comuns do cotidiano, quase sem importância, transformando-os em imagens que migram da normalidade ao irreal.
De Salvador Dalí e Philippe Halsman. Uma das minhas imagens prediletas. Acredite, isso é uma foto, tirada na década de 40, século XX (quando o Surrealismo estava no seu ponto mais alto). Depois de várias tentativas, 28 no total, conseguiram um resultado surpreendente: sem nem menos imaginarem que um dia ia surgir o photoshop.


Obras de Vladimir Kush. O artista nasceu em 1965. Gosto muito das obras dele, possuem um tom romântico.
Outra do Dalí. Quem nunca teve que desenhar uma desta na escola? heh.Tava com saudade daqui!
beijo.
"Olá, escrevo diretamente de uma cidade que (quase) ninguém conhece." axo q vc pode ateh tirar o "(quase)" xD
Continua assim Gio, mto bem escrito *u*
Achei que nunca fosse ver alguém postando isso.